Pedagogia da cooperação: proposições de dimensões formativas para a construção de processos educacionais solidários

Laudemir Luiz Zart

Resumo


Apresentamos argumentos para a construção de referenciais para o debate problematizador e instituinte de um pensamento educacional e societal que promova a pedagogia da cooperação. Neste sentido delimitamos um campo conceitual que tem como provocação a geração de ambiências reflexivas que possibilitam o aprofundamento da temática da solidariedade. Inferimos que a pedagogia da cooperação tem como objetivo analisar e gerar contextos teóricos e práticas sociais para desenvolver conhecimentos que problematizam as estruturas sociais e filosóficas que fundamentam as concepções e as atitudes dos referenciais hegemônicos que têm como princípios éticos orientadores a competitividade e a concorrência fundamentadas na filosofia liberal burguesa. Contrapomos a análise e a construção de abordagens epistemológicas, metodológicas e didáticas que sustentam as práxis educacionais e socioculturais de cooperação e de solidariedade.

Palavras-chave: pedagogia da cooperação; pensamento educacional; solidariedade.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .