Docência universitária e a formação pedagógica dos professores bacharéis

Maria Consoladora Parisotto Oro, Carmen Célia Barradas Correia Bastos

Resumo


Conhecer as condições pedagógicas no exercício da ação docente na universidade, para aqueles docentes que advêm de cursos de bacharelados, foi o que nos motivou para a pesquisa que ora apresentamos como resultado final e que faz parte da Dissertação de Mestrado em Educação, concluído em 2012, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Alguns autores, dentre eles, Silva e Klüber (2012); Neitzel, Ferri e Leal (2009) e Pachane (2003), ao se referirem à formação do professor universitário, destacam a carência de pesquisas que evidenciem a formação pedagógica desse professor, como se a formação específica para esse nível de ensino fosse algo supérfluo ou mesmo desnecessário. Buscamos compreender o locus de formação pedagógica dos professores universitários bacharéis, por meio de pesquisa de campo direcionada a doze cursos de bacharelado da UNIOESTE – Campus de Cascavel. O estudo realizado fundamenta-se nos princípios da modalidade de uma pesquisa qualitativa e com ênfase na técnica interpretativa baseada na Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977) que busca conhecer o objeto de estudo como possibilidade de interpretação dos dados a partir das falas dos sujeitos, nas dimensões de dados manifestos ou latentes. A nossa hipótese principal partiu da possível fragilidade no processo de formação desses profissionais, constatando-se que a formação dos mesmos nem sempre contempla aspectos didático-pedagógicos considerados essenciais na formação e atuação docente. Constatamos que há necessidade de se repensar as políticas de formação para suprir tais deficiências. Para que essa situação possa ser superada, a instituição de educação superior deve criar políticas próprias que permitam a formação continuada desses profissionais, visto que os mesmos nem sempre encontram nos programas de formação Stricto Sensu o espaço para se vivenciar e discutir questões específicas e fundamentais à qualidade do exercício da docência universitária.

Palavras-chave: formação pedagógica; ação docente; desenvolvimento profissional; formação continuada.


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