Atitude social e inclusão de surdos: impactos da obrigatoriedade de libras nos cursos de licenciatura

Fernanda Cilene Moreira de Meira

Resumo


A política de Educação Inclusiva surge, visando garantir a educação de todos. Assim, alunos com e sem deficiência participam conjuntamente do processo educativo, (MAZZOTTA, 2001). Para tanto, a formação do professor e a compreensão da sua atitude – favorável ou desfavorável – em relação à inclusão determinam o ambiente e as condições de aprendizado dessa população (OMOTE, 2005). Os conceitos da Psicologia Social (SAVOIA, 1989) e (OMOTE, 2005) fundamentaram a análise da atitude explícita e implícita (NOSEK, GREENWALD, BANAJI, 2003) dos discentes dos cursos de licenciatura sobre a inclusão de alunos surdos, em dois momentos, pré e pós-passagem pela disciplina obrigatória, Libras. Nesta investigação, adotou-se o método de pesquisa quantitativo com aporte qualitativo, para levantamento e análise de atitude social explícita e implícita de 38 discentes de 5 cursos de graduação, que responderam um questionário de identificação, uma Escala Likert e um Teste de Associação Implícita. Procedeu-se à análise, comparando-se os escores nos momentos pré e pós-passagem pela disciplina e confrontando as medidas explícitas e implícitas. A comparação entre as duas etapas da ELASI – Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão e o TAI – Teste de Associação Implícita revelou que houve variação significativa na atitude explícita e implícita dos discentes, indicando diminuição da preferência por alunos sem deficiência. Conclui-se que disciplinas relacionadas à inclusão afetam positivamente a atitude social dos professores e apresentam-se como política pública eficiente na minimização de barreiras para que se efetive a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino.

Palavras-chave: atitude social; educação inclusiva; educação de surdos; Libras; formação de professores.


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