O ensino na disciplina de libras: contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia

Maria do Socorro Araujo de Freitas, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo, que teve como objetivo investigar e analisar as contribuições do ensino na disciplina de Libras no Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco/ UPE, Campus Petrolina, para a formação de professores. A temática abordada foi referendada com os estudos de Nóvoa (1999), Tardif (2012), Quadros (2003), entre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. O estudo de caso e a análise documental caracterizaram o tipo de pesquisa. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram a coordenadora do curso de Pedagogia da UPE, a professora da disciplina de Libras, três alunas que estavam cursando a disciplina de Libras e dois alunos egressos que cursaram essa disciplina, totalizando sete participantes. Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciaram que a implementação da disciplina de Libras no curso de Pedagogia trouxe contribuições para a formação de professores, no que se refere à aquisição de saberes necessários para atuar com os alunos surdos. Por outro lado, contatou-se que a carga horária destinada à disciplina de Libras é insuficiente para que os alunos adquiram fluência em Libras.

Palavras-chave: disciplina Libras; formação de professores; Curso de Pedagogia.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .