Etnomatemática como metodologia para ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação do campo

Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão, Mara Maria Dutra

Resumo


Considerando o conhecimento presente na vivência da zona rural, buscou-se destacar as necessidades de aprendizado que venham favorecer o exercício pleno da cidadania com respeito à dignidade e às características peculiares desse ambiente de vivência. Seu objetivo foi refletir sobre a importância da Etnomatemática como metodologia que possibilite ensinar e aprender conceitos matemáticos na Educação do Campo. Essa pesquisa básica, de cunho descritivo e de abordagem qualitativa, utilizou o estudo bibliográfico tem a finalidade de apresentar as possibilidades de relacionar a matemática utilizada em sala de aula com a matemática informal utilizada culturalmente no cotidiano do homem do campo. Foi analisada a proposta de um currículo nacional e livros didáticos nacionais que não propiciam o estudo focado nas necessidades de cada indivíduo. Fazendo também uma análise específica do contexto da Educação do Campo nas dimensões da Etnomatemática.  Facilitando a concretização de conceitos por parte do estudante, podendo relacionar matemática formal ensinada na escola com a matemática utilizada no meio no qual está inserido.

Palavras-chave: Etnomatemática; cotidiano; educação do campo; saberes locais.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .