A multiculturalidade no curso técnico em florestas do IFRO campus Ji-Paraná / Rondônia, Brasil

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Anderson Teixeira Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles

Resumo


A perspectiva multicultural será debatida a partir do enfoque no curso técnico integrado ao Ensino
Médio de Florestas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), objetivando investigar o
multiculturalismo e sua contribuição na formação da identidade cultural dos alunos. A pesquisa tem
uma abordagem qualitativa de caráter descritivo a qual possibilitará traduzir a perspectiva dos
participantes e o modo que interpretam as suas vivências na instituição. Por meio do estudo
qualitativo, analisou-se como podem ocorrer práticas multiculturalmente comprometidas, bem como
buscou-se identificar alguns hábitos dos alunos eivados de desigualdades, preconceitos e violência, em
que os mesmos não se voltaram a fazer questionamentos sobre as diferenças culturais. A partir do
conhecimento da temática do multiculturalismo é possível planejar experiências educativas
interdisciplinares que respeitem e valorizem a dimensão cultural das etnias, buscando articulá-las ao
processo de ensino-aprendizagem no curso de Florestas, principalmente, no âmbito das disciplinas da
área técnica, entendendo que os comportamentos culturais dos alunos são fontes legítimas de
representação cultural e modos de vida construídos durante sua formação, podendo ser incorporados
aos conteúdos de ensino que estão articulados ao currículo do curso, o qual visa formar profissionais
com atuação crítica, considerando seus aspectos culturais, tais como a visão ética e humanística.

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