Implicações do conselho de classe no processo de ensino-aprendizagem: O lugar de onde falam os alunos

Josefa Aparecida Pereira de Andrade, Soraya Farias Aquino, Rosa Oliveira Marins Azevedo

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender as implicações do Conselho de Classe no processo de ensinoaprendizagem na EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio), a partir do olhar de alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Pela natureza do fenômeno estudado, configurou-se como estudo de abordagem qualitativa. Para a análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva e como ferramenta de coleta de dados utilizamos o questionário. Os participantes foram 40 (quarenta) alunos do último ano de três cursos técnicos (Técnico em Florestas, Técnico em Informática e Técnico em Química) do IFRO. Os resultados foram apresentados no texto a partir de duas seções: na primeira fizemos uma breve explanação dos termos ensino-aprendizagem e Conselho de Classe. Assim, estabelecemos uma relação entre Conselho de Classe e o processo de ensino-aprendizagem e na segunda seção, apresentamos, a partir do olhar dos alunos, a visão de Conselho de Classe e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a maioria dos alunos acredita que o Conselho de classe influencia no processo de ensino-aprendizagem e que essa influência pode ocorrer, principalmente, por meio da participação e autonomia do aluno no processo de avaliação e nas mudanças na prática de professores em sala de aula.

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