Gênero no ensino de ciências: A inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros

Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, Nataly Carvalho Lopes

Resumo


Neste trabalho, apresentamos uma análise dos conteúdos propostos nos documentos oficiais sobre educação brasileira sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio dessa análise, buscamos identificar a presença ou a ausência e como ocorre a inserção das Questões Sociocientíficas nestes documentos, de modo a problematizar o desenvolvimento científico e tecnológico quando relacionado aos aspectos éticos e morais. Por fim, buscamos discutir como questões importantes para a América Latina e Brasil, como as temáticas de gênero, são apresentadas nesses currículos e quais os aspectos formativos que auxiliam no desenvolvimento crítico dos estudantes sobre a presença e as consequências da naturalização das desigualdades de gênero, de modo a prepará-los para agir e se posicionar politicamente na sociedade de acordo com os pressupostos de igualdade de direitos.

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