DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DILEMAS E ANSEIOS EM UMA IES DO INTERIOR DO AMAZONAS, BRASIL

Braga Aníbal Tavares de Oliveira, João Paulo Montalvão da Silva, Renato Abreu Lima

Resumo


O tema desafios do professor na educação superior: dilemas e anseios em uma IES do Interior do Amazonas implicaram em estudar a relação dos professores com o seu ambiente de trabalho, visando abordar a problemática, desafios e dificuldades que os profissionais da educação do Ensino Superior de uma IES se deparam perante a realização de suas atividades, pois se sabe que o professor do ensino superior realiza não só tarefas pedagógicas, mas também executam várias outras funções burocráticas como a participação em comissões e atividades de pesquisa, extensão e administrativas. A presente pesquisa desenvolveu-se nas dependências da Universidade Federal do Amazonas, especificamente no Instituto de Natureza e Cultura – INC com sede no município de Benjamin Constant – AM. O estudo, inicialmente buscou a participação de uma amostra total de 12 docentes lotados no Instituto de Natureza e Cultura, contudo, houve a participação de apenas oito docentes, dos quais tiverem representantes de cinco dos seis cursos que integram o INC. A pesquisa se caracterizou como tipo descritiva, vislumbrando a descrição dos fatos observados sem interferi-lo, assim como é caracterizada também por aspectos de pesquisa exploratória. Foi possível com esse estudo realizar a caracterização os dilemas e anseios de professores atuantes no Instituto de Natureza e Cultura – INC, levando em consideração as ambiguidades e conflitos nos níveis pedagógicos, administrativos e pessoais, identificando os mecanismos de suplantação dos desafios por meio dos argumentos apresentados pelos docentes e posteriormente à discussão da importância do papel docente na Educação Superior.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .