UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ALTERNATIVOS NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Carlos Barros, Thuanny Karoline de França Barbosa

Resumo


A efetivação da relação ensino e aprendizagem, nas aulas de Química, tem se apresentado como um grande desafio, principalmente por serem observadas dificuldades relacionadas a compreensão dos conteúdos dessa disciplina, trabalhados em sala de aula. Vê-se como alternativa para isso, a utilização de aulas experimentais, visto que estas permitem a consolidação do conhecimento teórico por meio da prática. No entanto, nota-se certa carência na realização de práticas experimentais nas escolas públicas do Brasil. Um dos motivos para que isto ocorra, é a falta de laboratórios ou materiais para a realização de aulas experimentais. Neste contexto, os objetivos deste trabalho, se configuravam em analisar o uso de materiais alternativos como possibilidade de desenvolvimento de aulas práticas no ensino de Química. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual na cidade de Ipanguaçu-RN, onde foram confeccionados três equipamentos alternativos para serem utilizados em aulas experimentais nesta escola. Foram realizados testes de eficiência dos materiais construídos, bem como aplicações de testes avaliativos antes e depois das aulas com estes materiais. Os resultados dos testes de funcionalidade dos equipamentos foram bem satisfatórios, atendendo as expectativas. A realização da aula experimental com os estes equipamentos proporcionou uma maior interação entre os participantes, assim como problematizações acerca dos conteúdos abordados na aula expositiva. Portanto, a partir da análise dos resultados, pôde-se concluir que os materiais construídos podem ser empregados na ausência dos convencionais, consistindo, assim, em uma opção bastante viável, como meio de atenuar as dificuldades existentes no ensino de Química.

Palavras chave: Ensino de Química; Experimentação; Materiais alternativos.


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