LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Gustavo Maneschy Montenegro, Hélder Ferreira Isayama

Resumo


O artigo discute a formação cultural de professores universitários que lecionam disciplinas de lazer, em cursos de Educação Física, nos estados do Pará e Amapá. Os objetivos desse estudo foram: mapear as práticas culturais mais recorrentes nas vidas dos professores universitários do campo do lazer e retratar se esses professores produzem maneiras de ensinar lazer, a partir das experiências culturais que vivenciam. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 11 professores. Os resultados apontaram uso predominante do espaço doméstico para a realização de atividades culturais, sendo que todos os docentes demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das próprias experiências culturais, seja problematizando políticas de intervenção no setor; refletindo sobre patrimônio histórico e desenvolvendo atividades como construção de brinquedos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .