AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT

Marly Augusta Lopes de Magalhães, Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci, Luciene de Morais Rosa

Resumo


Há mais de uma década, lideramos o grupo de pesquisas: Fronteiras, Culturas, Identidades: espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu, o que nos conduziu a uma série de reflexões relacionadas ao ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante, principalmente, daqueles que estão deixando suas aldeias em busca de novos saberes em diferentes espaços urbanos. Nesse sentido, elaboramos o projeto de pesquisa: Didática Desenvolvimental: uma organização do ensino para estudantes Xavante em Escolas Estaduais Urbanas na cidade de Barra do Garças/MT, no qual apresentamos uma proposta de trabalho voltada para o ensino e aprendizagem dos estudantes Xavante para assim, romper com os padrões arcaicos e engessados de ensino para jovens indígenas em escolas públicas urbanas.  Inspiramo-nos nas contribuições da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental, tendo como principais representantes Vygotsky, Davidov e outros. Para concretização da proposta objetivamos, verificar as contribuições dessas teorias na organização do ensino para construção de novos caminhos que orientem a formação do pensamento teórico dos estudantes Xavante em contextos urbanos. Quanto à natureza metodológica, trata-se de uma pesquisa aplicada, uma vez que pretendemos a partir da prática, colaborar com esses estudantes no desenvolvimento de suas habilidades intelectuais. Quanto à forma de abordagem empregamos a qualitativa, pois nem sempre os dados podem ser traduzidos em números, mas como interpretação do fenômeno pesquisado. Como resultado, os alunos socializaram as descobertas feitas a partir das atividades, atentando para cada um dos objetivos específicos apresentados, inicialmente, em cada ação.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .