O que ensinar e como ensinar? Aproximações entre a teoria e a prática na formação inicial de alunos de Ciências Biológicas do agreste sergipano

Graciela Silva Oliveira

Resumo


Neste artigo são relatadas as primeiras atividades teóricas e práticas de Ensino de Ciências vivenciadas por graduandos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Essas atividades foram desenvolvidas na disciplina de “Instrumentação para o Ensino de Ciências” através da experimentação de diferentes abordagens teóricas e metodológicas do Ensino de Ciências, fundamentadas na realidade educacional da região. A contextualização foi intermediada pela realização de uma pesquisa nas escolas públicas de Itabaiana - SE e região, através da aplicação de questionários. No intuito de caracterizar as condições em que se realizam o Ensino de Ciências no contexto escolar, identificando aspectos estruturais, funcionais e organizacionais. Os resultados mostraram que além do domínio técnico de um conjunto de conhecimentos teóricometodológicos, foram promovidas ações que possibilitaram uma formação docente crítica das condições locais do exercício profissional.

Palavras-chave: formação inicial; pesquisa; prática; teoria.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .