Livro didático escolar: Um artefato multicultural

Marcos Pereira dos SANTOS

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma análise crítico-reflexiva acerca do livro didático como artefatomulticultural de presença significativa na Educação Básica brasileira, tendo como foco central de investigação a suautilização no processo ensino-aprendizagem escolar; visando assim contribuir para uma ressignificação das práticasdocentes e discentes. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas definições gerais que gravitam em torno dapalavra cultura, concebendo-a em sentido plural. Em seguida, discorremos brevemente sobre alguns conceitosreferentes à cultura escolar e suas particularidades. Na sequência, busca-se tecer comentários a respeito do livrodidático na escola, enfatizando a autoridade, a identidade autoral e os discursos científico-ideológicos expressos pelomesmo. Por fim, trazemos à discussão algumas questões concernentes ao livro didático como artefato multicultural,tomando-se como ponto de referência o processo ensino-aprendizagem da matemática escolar.

Palavras-chave: livro didático; cultura escolar; multiculturalismo; tecnologia educacional.


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