Aplicação de uma sequência didática: O caixa eletrônico

Maria Elizabete Rambo KOCHHANN, Lizete Maria Orquiza de CARVALHO, Jair Lopes JUNIOR

Resumo


Este trabalho pretende analisar as ações iniciais de um projeto chamado “Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação em Ciências”, o qual envolve três universidades brasileiras e se propõe realizar intervenções
em unidades escolares com a investigação-ação como metodologia. O principal resultado é o de que o pilar do projeto se constitui em uma rede de ações pontuais de intervenção com alunos da Educação Básica, as quais
pretendem evidenciar as possibilidades de ensinar/aprender Matemática fazendo uso de diferentes abordagens metodológicas tais como atividades interativas, jogos matemáticos, resolução de situações-problema, enfim, que
primem pela participação dos estudantes e os levem a compreender a matemática presente nessas situações. Tais iniciativas, esperamos, irão contribuir para que a formação inicial de professores ocorra em concomitância com o enfrentamento de problemas educacionais encontrados pela parceria universidade-escola.

Palavras-chave: observatório da educação; formação inicial; sequências didáticas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .