História para Início da Escolarização: Relatos do fazer pedagógico em um curso de formação inicial

Leandra Ines Seganfredo SANTOS

Resumo


O foco deste estudo é descrever e discutir a formação inicial de docentes para atuarem no início da escolarização, em especial, no ensino de História, a partir de experiências de formação desenvolvidas durante o semestre letivo
2010/02. Os dados são provenientes de um grupo de acadêmicas que cursaram a disciplina História para Início da Escolarização, no Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus Universitário de Sinop no referido semestre, e foram
coletados a partir das atividades propostas e do próprio fazer pedagógico. O aporte teórico teve por base a discussão dos textos propostos na bibliografia da matriz curricular do referido Curso (Fonseca, 2003; PCN/História, 2000;
Penteado, 1994). Os resultados da prática desenvolvida mostram que a formação inicial, mediante uma proposta reflexiva (de acordo com os pressupostos defendidos por Nóvoa, 1995, Pimenta e Ghedin, 2005, Zeichener, 1993, 2003, 2008, dentre outros) que oportunize a relação entre teoria e prática é almejada pelos futuros profissionais e se mostra mais significativa aos acadêmicos, pois se sentem melhor preparados para a atuação pedagógica em sala de aula.

Palavras-chave: história para início da escolarização; formação docente; fazer pedagógico.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .