A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Ana Maria Gaviorno Vanderlei, Waghma Fabiana Borges Rodrigues, Fabiani Capelari Reis

Resumo


O presente artigo científico teve por objetivo um estudo dos princípios da arte sobre a modalidade de Educação Infantil, numa trajetória partindo da historicidade, bem como, ressaltando o papel do professor da educação infantil e a importância de sua formação contínua nesta modalidade de ensino e seus conhecimentos sobre a usabilidade das atividades lúdicas e dos recursos midiáticos em sua ação docente como forma de busca de melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, fora adotado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, destacando à luz das teorias em autores como: Kramer; Oliveira; Bujes & Freitas; Didonet; Tunes e apoiando-se também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que versam sobre a história da Educação Infantil. Estes referenciais apontam fatos e novas exigências relacionados à profissão de professor da educação infantil, encontra-se também explicação sobre a importância destes professores para a formação da criança, sob a ótica dos autores: Jane Felipe; Nicolau; Leal, Antunes & Sarturi; Lopes; Lei de Diretrizes e Bases; Freire; Dohme; Brougère; Oliveira; Andrade & Marques; Mattos & Neira; Proscêncio & Palma e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Este referencial basilar é necessário para compreensão da história da Educação Infantil percorrendo sobre a essencial formação docente e o papel da escola como processo fundamental na educação da criança. E no atual contexto da contemporaneidade, apontando a relevância das atividades lúdicas na vida da criança e como os recursos midiáticos podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, é sabido que os professores da Educação Infantil têm a consciência da mister contribuição das atividades lúdicas e recursos midiáticos para propiciar melhores condições do exercício do processo de ensino e consequentemente gerar a efetivação e qualidade na aprendizagem das crianças. O trabalho desenvolvido pelos educadores com as crianças de 0 a 5 anos utilizando tais métodos, pode garantir uma aprendizagem mais diversificada, prazerosa e criativa. E para maior entendimento das práticas pedagógicas da Educação Infantil é preciso compreender sobre a capacitação e o papel dos professores nesta área de ensino, bem como, a importância de se conhecer a fundo sobre a principal educação para a vida do cidadão, sendo uma etapa fundamental para aprender, desenvolver e proporcionar momentos marcantes na vida.

Palavras chave: Educação Infantil. Professores. Formação Continuada. Atividades Lúdicas. Recursos Midiáticos

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