Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eventos Pedagógicos - REP’s é uma publicação semestral da disciplina de Eventos Científicos da Metodologia de Pesquisa Educacional do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso do Câmpus Universitário de Sinop destinada aos resultados das pesquisas dos alunos de Pedagogia, em formato de artigos inéditos sob a responsabilidade e avaliação do professor da disciplina.

A REP’s aceita também trabalhos da comunidade científica nacional e estrangeira para publicação nas temáticas Educação, Ensino, Letras / Linguística e Sociologia em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. As propostas devem ser submetidas na plataforma da revista para serem avaliadas pelos pareceristas. Os trabalhos devem ser inéditos e não submetidos à avaliação simultânea em outro periódico. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Conselhos desta revista.

Os artigos submetidos devem ter no máximo dois autores e um total de 10 a 25 páginas. Cada autor ou coautor pode publicar somente um artigo por edição.

A revista publica a cada semestre um Número Regular com as produções da disciplina de Eventos Científicos da Metodologia de Pesquisa Educacional (Julho / Dezembro).

O Número Regular contém seis seções: 1. Seção Apresentação; 2. Seção Introdução; 3. Seção Artigos; 4. Seção Resumos; 5. Seção Livre; 6. Seção Entrevista.

A partir de 2014, a revista passou a publicar também uma Edição Especial Temática com propostas temáticas enviadas pela comunidade científica em nível de pós-graduação (Maio / Outubro). A EET publica os resultados de pesquisas realizadas por mestres e doutores.

A Edição Especial Temática contém quatro seções: 1. Seção Apresentação; 2. Seção Introdução; 3. Seção Artigos; e 4. Seção Entrevista.

Missão: A Revista Eventos Pedagógicos tem como objetivos incentivar e divulgar a produção científica da graduação e pós-graduação, além de promover a socialização de artigos nas áreas de Educação, Ensino, Letras / Linguística e Sociologia.

A Revista Eventos Pedagógicos é um Projeto de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNEMAT.

A Revista Eventos Pedagógicos é constituída por três Conselhos, a saber:

CONSELHO EDITORIAL (CEDI) (Anexo Atribuições CEDI)

CONSELHO CONSULTIVO: NACIONAL (CCON) e INTERNACIONAL (CCONI) (Anexo Atribuições CCON CCONI)

CONSELHO DE TRADUTORES (CT) (Anexo Atribuições CT)

A Revista Eventos Pedagógicos conta com um Corpo de Pareceristas Ad hoc (Anexo Atribuições Ad hoc)

 

Políticas de Seção

Expediente

Editores
  • Cristinne Tomé
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Para o Número Regular: preferencialmente escrita por um doutor ou por uma pessoa envolvida com a educação com notório saber.

Para a Edição Especial Temática: escrita por um doutor convidado envolvido com a Pós-Graduação conhecedor da temática da edição.

Os idiomas aceitos para submissão são: língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. Máximo um autor. O autor deve estar devidamente cadastrado e submeter seu texto diretamente na plataforma desta revista selecionando a opção Apresentação.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Introdução

Escrita pelos organizadores - apresenta todas as seções da revista, seus autores, artigos, instituições envoldidas e outras informações que se fizerem necessárias.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Artigos

Para o Número Regular: para os acadêmicos da 8ª fase do Curso Pedagogia publicarem seus artigos a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso, realizados em sala de aula, avaliados pelo professor da disciplina de Eventos Científicos da Metodologia da Pesquisa Educacional e apresentados à comunidade no Seminário "Iniciação Científica na Educação" ao final de cada semestre.

Para a Edição Especial Temática: escritos por mestres e doutores, inéditos, resultados das pesquisas que realizam.

Os idiomas aceitos para submissão são: língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. Máximo dois autores. Os autores deverão estar devidamente cadastrados e submeterem seus Artigos diretamente na plataforma desta revista selecionando a opção Seção Artigos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Resumos

Resumos de Trabalhos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado nas áreas da Educação/Ensino e Letras/Linguística. Conforme a ABNT NBR 6028, o resumo deve ter entrada única de parágrafo, explicar o tema principal, ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. O texto será escrito na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Símbolos, fórmulas, equações, diagramas, etc. serão evitados na composição textual. As palavras-chave virão abaixo do resumo separadas por ponto. Os Resumos são avaliados pela Equipe Editorial.

Os idiomas aceitos para submissão são: língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. Máximo um autor. O autor deve estar devidamente cadastrado e submeter seu Resumo diretamente na plataforma desta revista selecionando a opção Seção Resumos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Livre

Com os Artigos provenientes de pesquisas da comunidade realizadas na graduação, especialização, mestrado e doutorado nas áreas da Educação, Ensino, Letras/Linguagem e Sociologia. Os idiomas aceitos para submissão são: língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. Máximo dois autores. Os autores deverão estar devidamente cadastrados e submeterem seus Artigos diretamente na plataforma desta revista selecionando a opção Seção Livre.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Somente um entrevistador e um entrevistado - realizada por um professor que não assinou artigo para a edição. O convidado entrevistado deverá ser um doutor preferencialmente envolvido com a Pós-Graduação da área temática e externo à UNEMAT. No caso do Número Regular, aceitam-se pessoas renomadas com notório saber.

Os idiomas aceitos para submissão são: língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. O entrevistador e o entrevistado deverão estar devidamente cadastrados e submeter seu texto diretamente na plataforma desta revista selecionando a opção Entrevista.

Editores
  • Cristinne Tomé
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Grupos de Orientação

Esta Seção foi substituida pela Seção Resumos em 2014/1.

Editores
  • Cristinne Tomé
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Formulário de Avaliação para os Artigos.

Todos os textos submetidos pelos autores serão conferidos pela Equipe Editorial quanto às normas da revista. Posteriormente, os textos serão enviados aos avaliadores seguindo os seguintes critérios:

Apresentação: texto conferido pelo Organizador e pelo Editor e sujeito a modificações;

Introdução: texto conferido pelo Editor e sujeito a modificações;

Artigos: enviados a dois avaliadores (duplo cego) com competência e formação acadêmica. Preferencialmente os dois avaliadores terão formação na área específica da temática do artigo e, quando isso não for possível, um dos avaliadores será na área específica e o outro será em área afim. Havendo divergências entre os avaliadores, um terceiro parecer será solicitado. Ao final do processo avaliativo, os autores receberão comunicação sobre os pareceres com instruções para modificações, quando for o caso.

Resumos: texto conferido pelo Editor e sujeito a modificações;

Entrevista: texto conferido pelo Organizador e pelo Editor e sujeito a modificações.

 

Periodicidade

Publicação do Número Regular ao final do semestre letivo (Julho e Dezembro) - respeitando o calendário acadêmico do campus Universitário de Sinop - UNEMAT.

Publicação da Edição Especial Temática em Maio e Outubro, conforme demanda da comunidade científica.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Comitê de Ética em Pesquisa - UNEMAT

Cartilha do Comitê de Ética em Pesquisa

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).



Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR