O brinquedo na educação infantil

Izaura Francisca de Oliveira, Lenita Maria Korbes

Resumo


A utilização do brinquedo ao longo da historia da humanidade tem servido a diferentes propósitos. Desde seu uso em adoração aos deuses, descontração, significado de ócio e também como fator educativo. Este último fator tem sido aceito no meio pedagógico como ferramenta educativa e facilitadora da aprendizagem. Para a fundamentação deste trabalho de pesquisa recorremos às contribuições de alguns teóricos que descreve sobre o assunto, dentre eles podemos destacar, Paulo Nunes de Almeida, Antonio Gomes Gil, Platão, Elizabth Salgado, Nelson Spector, José Luiz Straub, Gilles Brougère, Vigotsky, Bíblia Sagrada (Mateus Capitulo 19 versículo 13-15). Foi utilizado uma abordagem qualitativa e estudo de caso, através de entrevista semi-estruturada e da observação participante. A análise foi feita em uma creche municipal de educação infantil no ano de 2010 em Sinop-MT, onde é apresentado o dia a dia das crianças a forma com que são utilizados os brinquedos e a função das brincadeiras naquele contexto, como são confeccionados e como os mesmos contribuem para o aprendizado, socialização e crescimento dos alunos ali inseridos.

Palavras-chave: brinquedo; educação infantil.


Referências


ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: prazer de estudar, técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

BIBLIA SAGRADA. Versão revisada da tradução de João Ferreira de Almeida. 3. imp. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica do Brasil, 1988.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, julho, 1998.

GIL, Antonio Gomes. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultura, 2004.

SALGADO, Elizabeth. A importância do brincar. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2011.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998.

STRAUB, José Luiz. Infâncias e Brincadeiras: culturas que governam. Caceres – MT: Editora Unemat, 2010.

SPECTOR, Nelson. Manual para a redação de testes, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR