O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil

Jacileide de Arruda Sousa, Alceu Zoia

Resumo


Neste artigo, exponho a pesquisa do desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir do momento que a criança ingressa na vida escolar ela tem a possibilidade, ou não, de desenvolver os aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, o que, segundo vários especialistas, podem ser facilitados com o auxílio de atividades que envolvam desenhos. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 em uma sala de maternal III de uma creche da rede municipal de ensino na cidade de Sinop/MT, com crianças de 3 a 4 anos. Para a pesquisa foram utilizadas bibliografias de diversos especialistas no assunto como: Edith Derdyk, Louiz, Porcher, Marina Guedes dos Reis, Florence Meredieu, Caroline Faria e também a análise das observações do comportamento das crianças da professora e monitora durante o desenvolvimento das atividades. No total foram feitos três questionários: com a professora, coordenadora e monitora. Buscávamos saber como o desenho auxilia a criança facilitando o processo ensino aprendizagem e como se expressam através do que produzem. O resultado aponta para a importância de se estudar o processo de construção do desenho pela criança e não apenas a interpretação do desenho pronto e também a importância do ato de desenhar para que a criança crie e expresse sua visão do meio em que vive, e o comportamento do professor frente a esse processo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.

Palavras-chave: educação; educação infantil; desenho; instrumento de aprendizagem.


Referências


CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, Som e Movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.

FARIA. Caroline. Artigo A História do Desenho. Disponível em: < http://www.infoescola.com/artes/historia-do-desenho/ >. Acesso em: 05 mar. 2011.

PORCHER, Louiz. Educação Artística: Luxo ou necessidade. 5. ed. São Paulo: Summus, 1992.

REIS, Silvia Marina Guedes dos. 150 idéias para o trabalho criativo com crianças de 2 a 6 anos. São Paulo: Papiros, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

QUESTIONÁRIO

COORDENADORA. Coordenadora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.

MONITORA. Monitora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.

PROFESSORA. Professora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR