O jogo e a brincadeira na educação infantil

Josilene Camila Amorim, Ivone Jesus Alexandre

Resumo


O jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.

Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras.


Referências


ARIES, Philippe. História Social da Criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: técnicas e jogos de pedagógico. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2009.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e Educação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médica, 2001.

CHATEAU, Jean. O jogo e a Criança. 3. ed. São Paulo: Summus, 1987.

COTRIM, Gilberto Vieira. Fundamentos da Educação: história e filosofia da educação. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 1986.

ELKONIN, Daniil B. Psicologia do Jogo. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KISHIMOTO, TizukoMorchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

______ (Org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ENTREVISTA

CINTIA. Cintia: nome fantasia. depoimento. [15 abr. 2011]. Entrevistadora: Josilene Camila Amorim. Sinop, MT, 2011. Maquina Digital (07 min 38seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre o Jogo e a Brincadeira na Educação infantil.

KATIA. Katia: nome fantasia. depoimento. [26 abr. 2011]. Entrevistadora: Josilene Camila Amorim. Sinop, MT, 2011. Maquina Digital (06 min 45seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre o Jogo e a Brincadeira na Educação infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR