Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade

Juliana Cassia Penaroti, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


No presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.

Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania.


Referências


CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas em ciências sociais e humanas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

______ . Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo; Macedo, Donaldo. Alfabetização: leitura de mundo leitura de palavra. Rio

de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FOLHA DE SÃO PAULO. Analfabetismo funcional atinge 38% dos brasileiros. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2011.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

KLEIN, Ligia Regina. Alfabetização quem tem medo de ensinar? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

______ . Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR