Relação professor-aluno no processo de aprendizagem

Maria da Conceição Oliveira, Lenita Maria Korbes

Resumo


O presente artigo teve como propósito verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações da relação professor e aluno no processo aprendizagem, a fim de entender como as relações afetivas contribuem no desenvolvimento do aluno. A pesquisa empírica foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2010, na escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martin, situada na Avenida Alexandre Ferronato número 1200 setor industrial no município de Sinop-MT. Utilizamos para a fundamentação teórica, Nelson Piletti, Paulo Freire, Pedro Morales, Izabel Galvão, Otavio Cruz Neto Pedro Demo e Augusto Triviños A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, por acreditar que a mesma nos colocaria em um contato com os sujeitos da pesquisa, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e gravadas e observação participante com alunos e professores do 2º e 3° ano. Através da análise de dados foi possível verificar as implicações afetivas na relação professor e aluno no processo aprendizagem.

Palavras-chave: educação; afetividade; relação professor-aluno; ensino fundamental.


Referências


PROFESSORA A. Professora A: depoimento [08 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (8 mim 37 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de aprendizagem.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [15 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (06 mim 45 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

ALUNO A. Aluno A: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (05 mim 21 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

ALUNO B. Aluno B: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (04 mim 40 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

ALUNO C. Aluna C: depoimento [20 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (07 mim 13 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR