Preconceito racial: manifestações e abordagens pedagógicas nas Escolas Municipais de Sinop - MT a partir da Lei nº 10.639/03

Amanda Valéria Ferreira Perassol Crestani, Maria Luiza Troian

Resumo


Nessa pesquisa analisaram-se as manifestações de preconceito racial e abordagens pedagógicas nas Escolas Municipais de Sinop - MT verificando se os profissionais da educação estão informados sobre a Lei nº 10.639/03, sobre a temática racial. Observou-se como lidam com o preconceito racial no ambiente escolar, se estão preparados para a abordagem, suas dificuldades e estratégias usadas para vencer as dificuldades. Utilizei de coleta e análise de dados qualitativos por meio de entrevistas gravadas e observações. Percebi a necessidade da qualificação docente na temática racial e da disponibilização de materiais didáticos para trabalho em sala de aula.

Palavras-chave: educação; educação escolar; preconceito racial; Lei nº 10.639/03.

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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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