As mídias digitais e a prática pedagógica

Alvani Feliciana de Brito, Sandra Luzia Wrobel Straub

Resumo


Apresente pesquisa teve como temática o uso das mídias digitais e a práticapedagógica em uma escola de ensino fundamental da cidade de Sinop - MT. Teve comoobjetivo geral entender como ocorre à utilização das mídias e quais as relaçõescom as práticas pedagógicas dos professores regentes. Para a investigaçãoutilizou-se a técnica de entrevista com perguntas semiestruturadas.Verificou-se que os professores utilizam as mídias digitais muito pouco eapontam como o principal motivo a falta de conhecimento frente às tecnologias.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; mídiasdigitais.


Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bisnconcini de (Org.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001. In: BENAKOUCHE, Rabah. (Org.) A informática e o Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro: Polis; Vozes, 1985.

BRASIL, MEC. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007 2010 /2007 /Decreto / D6300.htm> . Acesso em: 18 maio 2013.

GOUVÊA, Sylvia Figueredo. Os caminhos do professor na era da tecnologia, Revista de educação e informática, n. 13, abr. 1999.

MARTINS, M. C. Integração das mídias e práticas pedagógicas. In: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bisnconcini de (Org.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVERIA, V. B. (Org.). Informática em psicopedagogia. São Paulo: Ed. SENAC, 1996.

SANT’ANNA, Ilza Martins; SANT’ANNA, Victor Martins. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis, Vozes, 2004.

STRAUB, Sandra L.W. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da Informática na educação – realidade na escola publica. Sinop: Ed. UNEMAT, 2009.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [nov. 2012] Entrevistadora: Alvani Feliciana de Brito. Sinop, MT, 2013. 1f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as mídias digitais e a prática pedagógica.

PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [nov. 2012] Entrevistadora: Alvani Feliciana de Brito. Sinop, MT, 2013. 1f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as mídias digitais e a prática pedagógica.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR