Bullying escolar: aproximações de uma realidade de alunos de 5º e 6º anos

Edilaine Aparecida da Silva, Isabela Augusta Andrade Souza

Resumo


A pesquisa sobre o tema bullying escolar foi realizada em duas escolas de educação básica no município de Sinop - MT. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa como análise e recursos da pesquisa quantitativa para a organização e visualização dos dados coletados. As perguntas que nortearam este trabalho foram feitas por meio de questionários aplicados tanto com os educadores quanto com os alunos do 5ª e 6ª anos, e teve como objetivo conhecer a violência que ocorre dentro das escolas, violências essas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e sua vida social.

Palavras-chave: educação; bullying; violência; educadores e alunos.


Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. 10. ed. São Paulo: Atlas.2010.

CIDADE, Adriana Pires Souza. Bulliyng escolar: uma realidade ainda desconhecida. 2008. 54 f. Monografia (Graduação) – Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília, 2008.

FANTE, Cléo. Fênomeno Bullying: como previnir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus, 2005.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NETO, Aramis A. Lopes. Bullying: comportamento agressivo entre os estudantes. Rio de Janeiro. 2005. Disponível em:< http://www.observatoriodainfantia.com.br/img/pdf/doc-158.pdf > . Acesso em: 26 abr. 2013.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR