A influência das mídias digitais na educação infantil

Viviane Pereira Behenck, Marion Machado Cunha

Resumo


Esse estudo tem como objetivo principal discutir sobre a influência exercida pelas tecnologias nas práticas pedagógicas da educação infantil em salas de aula com crianças de três a cinco anos. Buscou-se apontar as mídias utilizadas pelas pedagogas em duas situações, instituição pública e privada realizando um estudo comparativo. A abordagem metodológica deu-se através de pesquisa qualitativa com observações e questionário semi-estruturado. Concluiu-se que a mídia e inerente às práticas dentro e fora da escola, sendo assim são parte integrante da vida das crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; mídias; pedagogas.


Referências


COELHO, Claúdia Regina Bergo. Tecnologia na Educação Infantil. Prefeitura Municipal de Ipatinga, 2008. Disnponível em: . Acesso em: 01 jun. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 21. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

MÉSZAROS, Istivan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZAROS, Istivan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

PACHECO, Elza (org.). Televisão, criança, imaginário e educação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Maria Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências sociais: a pesquisa

qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TÁVOLA, Arthur da. TV, criança e imaginário. 5. Ed. Campinas: Papirus, 2009

PAI A. Pai A: depoimento. [jul. 2011]. Entrevistadora: Viviane Pereira Behenck. Sinop, MT, 2011. 1 f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso A influência das mídias digitais na educação infantil.

PAI B. Pai B: depoimento. [fev. 2013]. Entrevistadora: Viviane Pereira Behenck. Sinop, MT, 2013. 1 f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso A influência das mídias digitais na educação infantil.

COORDENADOR A. Coordenador A: depoimento. [jul. 2011]. Entrevistadora: Viviane Pereira Behenck. Sinop, MT, 2011. 2 f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso A influência das mídias digitais na educação infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR