A música como atividade de desenvolvimento da linguagem e socialização em crianças de 1 a 2 anos

Sueli Fátima Gonçalves, Leandra Ines Seganfredo Santos

Resumo


Este trabalho foi realizado através de pesquisa e teve como objetivo verificar a importância da música na aprendizagem de crianças de 1 a 2 anos de idade e evidenciar a contribuição de atividades com música no processo de aquisição da linguagem e no processo de socialização dessas crianças com a professora e os colegas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de uma turma de maternal de uma creche no município de Sinop-MT, suas professoras e a coordenadora da referida creche. Para desenvolver o trabalho, foi elaborado e utilizado um roteiro de observação, onde foram feitas as anotações julgadas pertinentes, e um guia para uma entrevista em forma de questionário com as professoras e coordenadora. Foi possível observar o comportamento das crianças bem como o interesse delas pelas atividades que envolviam a utilização de músicas. Após as observações realizadas e análises das informações levantadas, pode-se evidenciar aqui a importância da musica como instrumento facilitador da aprendizagem nas crianças. As professoras entrevistadas afirmam que o aprendizado e a socialização da criança com o meio fica mais fácil de ser desenvolvida quando elas utilizam a musica nas atividades. Ressaltamos aqui a importância da abordagem dessas informações nos cursos de Licenciatura, pois esses futuros profissionais é que deverão estimular a criança pra uma aprendizagem participativa em sala e, ainda, ser o agente facilitador da aprendizagem que se espera dessas crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; música; linguagem; socialização.


Referências


BEYER, Esther. A abordagem cognitiva em música: uma crítica ao ensino da música, a partir de Piaget. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação). Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2011.

______ . Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2002. v. 3.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: proposta para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

PONSO, Caroline Cão. Música em Diálogo: Ações Interdisciplinares na Educação Infantil. Porto Alegre: Sulina, 2008.

ENTREVISTAS

COORDENADORA. Coordenadora: depoimento. [08 abril. 2011]. Entrevistadora: Sueli Fátima Gonçalves. Sinop, MT, 2011. Máq. digital (7 m). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Música na Educação Infantil.

PROFESSORA. Professora: depoimento. [10 abril. 2011]. Entrevistadora: Sueli Fátima Gonçalves. Sinop, MT, 2011. Máq. digital (8 m). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Música na Educação Infantil.

MONITORA. Monitora: depoimento. [10 abril. 2011]. Entrevistadora: Sueli Fátima Gonçalves. Sinop, MT, 2011. Máq. digital (7 m 30 s). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Música na Educação Infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR