Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar

Alessandra Cristiane dos Santos, José Luiz Müller

Resumo


Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem.

Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.


Referências


LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas: Papirus, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma Perspectiva Construtivista. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.

HOFFMANN, Jussara. Contos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediacao, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: ArtMed, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR