Uma investigação dos sentidos de um phrasal verb por meio dos corpora e dicionários on-line

Emiliana Fernandes Bonalumi, Josicleia Pereira Lima

Resumo


Nesta pesquisa analisamos o uso do phrasal verbs throw up encontrado em dois corpora on-line originalmente escritos em língua inglesa, a saber: British National Corpus (BNC) e Corpus of Contemporary American English (COCA), bem como no livro didático adotado em sala de aula New English File Upper-Intermediate, com o suporte dos dicionários on-line Cambridge Online Dictionary e Macmillan Dictionary. Objetivamos identificar, classificar e generalizar o uso e significados do phrasal verb selecionado para a análise nos respectivos corpora on-line em relação ao seu uso e significado no livro didático anteriormente mencionado. Por meio dos corpora e dicionários on-line, o aluno expandirá seu conhecimento acerca do uso e significados de um determinado phrasal verb, como o analisado nesta investigação.

Palavras-chave: linguística de corpus; ensino movido por dados; phrasal verbs.


Referências


BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004.

MORAES, H. Corpora on-line e o ensino de língua estrangeira. Estudos Linguísticos, v. XXXIII, p. 575-580, 2004a.

______ . Colocações adverbiais: Aquisição natural ou através do ensino? Uma pesquisa de campo baseada em corpora. Intercâmbio, v. XIII, p. 1-8, 2004b.

JOHNS, T.; KING, P. (Orgs.). Classroom concordancing. ELR Journal, v. 4, Birmingham: University of Birmingham, 1991.

SANCHEZ, A.; CANTOS, P. CUMBRE. Curso de Español. Madri: SGEL, 1996.

SHOVEL, M. Making Sense of Phrasal Verbs. London: Prentice Hall, 1992.

WALTER, E. (Ed.). Cambridge Advanced Learner’s Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR