Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o entendimento dos acadêmicos do curso de Letras a respeito do impacto na nossa língua

Aline de Mello Varela, Janaína Lima Viana

Resumo


Este artigo analisa o conhecimento técnico de acadêmicos do curso de Letras a respeito do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O estudo foi elaborado através de entrevista semi-estruturada e as análises elaboradas através das respostas para a pergunta ‘Quais os seus conhecimentos sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?’. Para as explanações, utilizamos de revisão bibliográfica de autor(a) da Análise de Discurso e pesquisa no site da Academia Brasileira de Letras (ABL). Concluímos que mesmo diante da relevância da Língua Portuguesa como instrumento de trabalho permanece a deficiência de conhecimento e senso crítico sobre o Novo Acordo Ortográfico.

Palavras-chave: língua portuguesa; novo acordo ortográfico; educação; análise de discurso.


Referências


ACADÊMICA A. Acadêmica A: depoimento. [04 out. 2012]. Entrevistadora: Aline de Mello Varela. Sorriso, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

ACADÊMICA B. Acadêmica B: depoimento. [06 out. 2012]. Entrevistadora: Janaína Lima Viana. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

ACADÊMICO C. Acadêmico C: depoimento. [10 out. 2012]. Entrevistadora: Aline de Mello Varela. Sorriso, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

ACADÊMICA D. Acadêmica D: depoimento. [13 out. 2012]. Entrevistadora: Janaína Lima Viana. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.

SANDRONI, Cicero. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Academia Brasileira de Letras (ABL). 5. ed. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR