A arte de redescobrir-se através da educação

Daniella Corrêa Alvarenga, Flávia Ramos dos Santos

Resumo


Este artigo foi desenvolvido com base no texto: O Dicionário e o processo de identificação do Sujeito-analfabeto, da autora Mariza Vieira da Silva (1996) e também com fundamento nas pesquisas feitas com professores e alunos do CEJA (Educação de Jovens e Adultos), assim como foram entrevistadas pessoas que não estudam e que tem uma certa dificuldade no que diz respeito a alfabetização. Tem por objetivo compreender como funciona esta instituição e quais critérios usam para o ensino do seu público, considerando que este aluno já possui uma leitura de mundo antes de ir para escola. Procura-se também conhecer como alfabetizar este estudante que carrega uma bagagem do conhecimento da realidade mundial, que consegue sobreviver, à seu modo, diante do que a sociedade hoje lhes exige que respondam para que façam parte da mesma. Porém, estes indivíduos nem sempre dominam a escrita e leitura ou conseguem apenas assinar seu próprio nome.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (CEJA); analfabetismo; metodologia; aprendizado.


Referências


ALUNO A. Aluno A: depoimento. [10 maio 2013]. Entrevistadora: Daniella Correa Alvarenga e Flávia Ramos dos Santos. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

FUNCIONÁRIO A. Funcionário A: depoimento. [13 maio 2013]. Entrevistadora: Daniella Correa Alvarenga e Flávia Ramos dos Santos. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [17 maio 2013]. Entrevistadora: Daniella Correa Alvarenga e Flávia Ramos dos Santos. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

SILVA, Mariza Vieira da. O dicionário e o processo de identificação do sujeito-analfabeto. In: GUIMARÃES, Eduardo; ORLANDI, Eni P. Língua e cidadania: o português no Brasil.

São Paulo: Pontes, 1996. p. 151-162.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR