Acordo ortográfico

Débora Santos Oliveira, Elizete Florentino de Mello

Resumo


Este estudo foi realizado pelas acadêmicas do segundo semestre de Licenciamento em Letras, na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), com o intuito de realizar uma pesquisa que evidenciasse todas as etapas da 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Com a aplicação deste estudo ficou claro que o Acordo Ortográfico teve como seu principal objetivo tentar unificar a língua, procurando assim facilitar os acordos econômicos e políticos internacionais. Observou-se no decorrer dos estudos que houve resistências oriundas dos países envolvidos pelo acordo, e que tais resistências adiaram o seu vigor, tendo em vista que era necessário o aval da maioria dos envolvidos. Evidentemente a língua é um fator de discordância, pois é ela que define a autonomia de uma nação, a unificação da língua na sua forma escrita é um benefício a todas as nações que só será valorizado após serem tomadas as devidas adequações. O estudo enfatiza que toda mudança sofre com impactos, toda mudança gera desconforto e desagrada a muitos, porém é necessária e irrevogável, ou seja, sendo o acordo bom ou não, trazendo benefícios ou não ele existe e terá que ser aplicado e cabe aos países lusófonos se adequarem a tal situação.

Palavras-chave: acordo ortográfico; países lusófonos; língua; unificação.


Referências


ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. VOLP– Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. São Paulo: Global, 2009.

BETHANIA Mariani. Colonização Linguística: Línguas, política e religião no Brasil (séculos XVI a XVIII) e nos Estados Unidos da América (século XVIII). Campinas: Pontes, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR