Objeções do novo léxico ortográfico: o léxico e toda sua história

Gisele de Araujo Lima, Joana Batista de Souza Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e a expectativa do novo acordo ortográfico assinado em 1990, baseando-se na sua ideologia e seus motivos, o qual foi formado depois de muitas tentativas frustradas de modificação ortográfica. Onde todas essas tentativas foram com o fundamento de fixar e delimitar as diferenças existentes e prevenir contra a desagregação ortográfica da língua portuguesa. Essa que não é só o nosso português, mas o de todos os países lusófonos, que ratificaram a modificação ortográfica depois de muita luta, pois para alguns deles essa modificação complicará na ortografia ou na pronúncia, mas, segundo os termos da nota explicativa duas ortografias oficiais da língua portuguesa, é largamente prejudicial para a unidade intercontinental e para o seu prestígio no mundo. E como iniciativa para minimizar os inconvenientes foi adotado então o novo acordo que entrará em vigor em 01 de janeiro de 2013.

Palavras-chave: novo acordo ortográfico; modificação; desagregação ortográfica.


Referências


ACORDO ortográfico da língua portuguesa. Priberam. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2012.

CPLP. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2012.

MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2009.

OLIVEIRA, Deh. Nova ortografia da língua portuguesa entra em vigor em 2009. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2012.

ORLANDI. Eni P. Para uma História das Idéias no Brasil. In: Língua e Conhecimento Lingüístico. São Paulo: Cortez, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR