O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação

Josilene Pereira dos Santos, Telma Antonia Correa Pope

Resumo


Este estudo analisa opiniões de professores sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, realizado com base em entrevistas com educadores de universidades públicas e particulares da cidade de Sinop. A partir dos dados coletados verificamos que os professores têm opiniões diversificadas, com pontos positivos: a importância da unificação da língua, que facilita o intercâmbio entre os países como correspondências e publicações de livros, os pontos negativos: a perda de identidades nas obras, a dificuldade na adaptação dos alunos e a falta de interesse na adequação por parte de alguns professores.

Palavras-chave: novo acordo ortográfico; processo de adaptação; opinião de professores; análise do discurso.


Referências


MARIANI, Bethania. Colonização Linguística. Campinas: Pontes, 2004.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [09 out. 2012]. Entrevistadora: Josilene Pereira dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [13 out. 2012]. Entrevistadora: Telma Antonia Correa Pope. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR C. Professor C: depoimento. [18 out. 2012]. Entrevistadora: Josilene Pereira dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR D. Professor D: depoimento. [15 out. 2012]. Entrevistadora: Telma Antonia Correa Pope. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

TUFANO, Douglas. Michaelis. Guia prático da nova ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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