Políticas públicas: o sistema ciclado no Mato Grosso

Juliana Fernandes da Silva, Júlio Cesar Schmidt

Resumo


O Presente artigo buscou entender uma das política públicas adotadas pelo Estado do Mato Grosso, que é o Sistema Ciclado de ensino, procurando saber o seu funcionamento, metodologia adotada em relação as avaliações dos alunos, a relação que existe entre o analfabetismo e o próprio sistema, com o objetivo de investigar a sua eficácia no ensino fundamental, pois a polêmica principal deste novo método de ensino é pelo fato de não existir a reprovação do aluno caso ele não alcançasse uma média estipulada pela instituição de ensino.

Palavras-chave: sistema ciclado; analfabetismo; governo.


Referências


BOLETIM INFORMATIVO [do] Sintep-MT. Mato Grosso, Novembro/Dezembro, 2012.

FERNANDES, Cláudia de O. A Escolaridade em Ciclos: desafios para a escola do século XXI. Rio de Janeiro: WAK Ed, 2009.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [10 maio 2013]. Entrevistador: Juliana Fernandes da Silva e Júlio Cesar Schmidt. Sinop, MT, 2013. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

SILVA, Eva. Entrevista sobre o sistema ciclado de ensino[versão eletrônica]. Universo da pedagogia. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2013.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

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Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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