A unificação ortográfica dos países lusófonos

Mairy Any Marques Amorin, Rosângela dos Santos Pereira

Resumo


Este é um trabalho desenvolvido pelas acadêmicas, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, em pesquisa sobre a proposta do Novo Acordo Ortográfico de 1990 que tem como objetivo unificar o português, para seu usado por todos os países de língua oficial portuguesa. Em 1995, foi aprovado por parlamentares brasileiros. O documento foi assinado por representantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, e, 16 de dezembro de 1990, em Lisboa e que pretende por um fim à existência de duas normas ortográficas oficiais, uma no Brasil e outro no resto dos países, com isso aumentar o prestígio do Português internacionalmente. O novo acordo ortográfico de 1990, em meio a sociedades traz a questão de seus prós e contras. Na defesa alega-se que o novo acordo privilegia a fonética, assim aproximando a língua escrita com a língua falada, e as diferenças orais e gramaticais permanecem da mesma forma porque o que se alterou é a escrita e não a forma como pronuncia. Este artigo consiste em analisar as mudanças do quinto acordo no Brasil em que apresenta ênfase na questão do trema, e hífens e acentos que alteram 0,5% do léxico no Brasil e 1,6% em Portugal. Primeiramente será apresentado o que é o novo acordo; em seguida apresentaremos ao leitor as regras e exemplos; e, por fim as opiniões de professores sobre a mudança.

Palavras-chave: unificação do português; alteração do léxico no Brasil e em Portugal; novo acordo ortográfico e o entendimento mutuo.


Referências


JOSÉ, Edson. Acordo Ortográfico: o que mudou na nossa língua portuguesa. Disponívelem: . Acesso em: 04 nov. 2012.

NOGUEIRA, Sérgio.Seria melhor ficar como está, afirma consultor de Português. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2012.

PIMENTEL, Márcia. Adiado o prazo para a adoção do novo acordo ortográfico. Disponível em:. Acesso em: 04 nov.2012.

RICARDO, Stella Maris Bortoni. Acordo ortográfico divide opiniões de especialista. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2012.

VILLAR, Mauro de Salles.Mauro de Salles Villar fala sobre o Acordo Ortográfico. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2012.

VOLP. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras (ABL). 5. ed. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR