A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações

Heloysa Cristina Almeida de Arruda Miranda, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


Escolheu-se esse tema por tratar de um assunto concernente a uma ferramenta usual do processo educacional, o livro didático. Pesquisaram-se os conteúdos e intencionalidades presentes no processo educacional. A metodologia orientou-se por questionários, entrevistas e observações, entregues para uma amostra de professores. Buscou-se analisar a realidade do professor no processo da escolha e uso do livro didático. Na fundamentação usou-se Barbara Freitag, Marilene Chauí. Concluiu-se que a grande maioria dos docentes não utilizam os Livros enviados às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático, e escolhe-se sem uma reflexão das intencionalidades das políticas públicas.

Palavras-chave: processo educacional; professores-alunos; livro didático.


Referências


ANTUNES, Celso. Alfabetização Emocional: novas estratégias. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. MEC. Programa Nacional do Livro Didático. Acervo público. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br >. Acesso em: jul. 2013.

CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. São Paulo : Brasiliense, 2006.

FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no Livro Didático. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREITAG, Barbara; RODRIGUES, Valéria; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

SAMPAIO, Francisco Azevedo arruda. Com a Palavra, o Autor: em nossa defesa: um elogio à importância e uma crítica às limitações do Programa Nacional do Livro didático. São Paulo: Sarandi, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR