A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Bernadete Lourdes de Sousa, Adil Antônio Alves de Oliveira

Resumo


O artigo é resultado da pesquisa sobre a informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa com aplicação de questionários para professores e alunos da Escola Pública. Teve por objetivo compreender em que medida o uso dessa ferramenta contribui para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com embasamento nos teóricos: Márcio Ferrari, Maria Tereza de Assunção Freitas, Paulo Freire. Conclui-se que o uso da informática como um instrumental pedagógico está de acordo com a teoria e potencializa o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: educação; informática; inclusão digital; escola; ensino-aprendizagem.


Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio.

Nova Escola. Edição especial grandes pensadores 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje. São Paulo: Abril, p. 89-91; Ed. Especial nº 19 jul. 2008.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Lev Vigotski, o legado III - A perspectiva Vigotskiana e as Tecnologias. Revista História da Pedagogia. n° 2, p. 58-67, quinta-feira, 16 set. 2010.

PROFESSOR C. Professor C: questionário. [11 jun. 2014]. Entrevistadora: Bernadete Lourdes de Sousa. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Informática como ferramenta pedagógica nas séries iniciais.

PROFESSOR E. Professor E: depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Bernadete Lourdes de Sousa. Sinop: MT, 2013. 2.8 mb sonoro. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Informática como ferramenta pedagógica nas séries iniciais.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR