A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental

Letícia Caroline Lopes, Sandra Luzia Wrobel Straub

Resumo


O artigo discorre sobre a construção da leitura, pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Municipais de Educação Básica do Munícipio de Sinop, Mato Grosso, com professores e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo compreender os aspectos relacionados ao processo da construção da leitura no ambiente escolar. Embasou-se em teóricos como: Maria Helena Martins e Luiz Carlos Cagliari. Constatou-se que há fatores que influenciam o processo da construção da leitura, além do que a escola e os professores podem oferecer.

Palavras-chave: ensino fundamental; leitura; professores e alunos.


Referências


BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização: um estudo psicanalítico do ato de ler e aprender. Tradução e prefácio à edição brasileira: José Luiz Caon. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1997. v. 2. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2012.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. Editora Scipione, 2002.

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Abr. 2004. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR