A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social

Monica Ferreira Mendes, Ilário Straub

Resumo


O artigo discorre sobre a violência simbólica e exclusão social que são problemas atuais na educação para compreender como se dá sua existência e as suas relações no ambiente escolar. Foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aleixo Schenatto no Município de Sinop, Mato Grosso. As respostas foram analisadas com base nas leituras de Pierre Bourdieu foi possível problematizar que a violência simbólica perpassa dentro da escola contribuindo para a legitimação das desigualdades sociais.

Palavras-chave: ensino; violência simbólica; Pierre Bourdieu.


Referências


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

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Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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