A arte de contar histórias na educação infantil

Franciele Ribeiro Sousa, Sandra Luzia Wrobel Straub

Resumo


O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre contação de história na educação infantil. Educadores apontam que contatos com livros despertam a imaginação e a criatividade da criança. A pesquisa realizou-se em turmas de crianças com quatro anos. O locus foi analisar como a professora realiza o momento de contar histórias. A pesquisa foi embasada em teóricos da literatura infantil, os quais destacamos como Fanny Abramovich e Cecília Meireles. Notou-se que o momento de contar histórias deve ser um momento agradável para todos os sujeitos envolvidos e o narrador tem papel fundamental nesse processo.

Palavras-chave: contar histórias; literatura infantil; educação infantil.


Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

GOÉS, Lucia Pimentel. Introdução a literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Pioneira,1991.

MEIRELES, Cecília. Problemas de Literatura Infantil. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias autores e textos. 4. ed. Global Universitária:São Paulo,1993.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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