Educação ambiental na rede municipal de ensino: concepções e práticas de professores e alunos da EMEB Belo Ramo – Sinop-MT

Elizangela Cezaria de Oliveira, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


Este artigo trata da Educação Ambiental na rede municipal de ensino. Em sua elaboração utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com professores e alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Belo Ramo. O objetivo foi investigar a abordagens dos professores, bem como seus conceitos e práticas no contexto educacional. Alguns autores embasados na pesquisa: Genebaldo Freire Dias, Laudemir Luiz Zart. Na conclusão da pesquisa observou-se que a Educação Ambiental constrói-se com diversos conceitos e abordagens que coincidem na construção de um novo ser, interagindo de forma sustentável com a natureza.

Palavras-chave: educação ambiental; ensino fundamental; professor; alunos.


Referências


A 5. Aluno 5: depoimento [maio 2014]. Entrevistadora: Elizangela Cezaria de Oliveira. Sinop, 2014. Gravação 784 MB. Entrevista concedida ao TCC.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança: O compromisso do profissional com a Sociedade. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

MEDINA, Naná Mininni. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 2007.

P 1. Professora 1: depoimento [maio 2014]. Questionário realizado para a pesquisa do TCC.

P 3. Professora 3: depoimento [maio 2014]. Questionário realizado para a pesquisa do TCC.

SAUVÉ, Lucia (Ed.). A Educação Ambiental, uma relação construtiva entre a escola e a comunidade. Mantreal, 2000.

ZART, Laudemir Luiz. Educação Ambiental crítica: o encontro dialético da realidade vivida e da utopia imaginada. Cáceres: Ed.UEMAT, 2004.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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