Indisciplina na escola e prática docente

Érika Carolina Matias Lucatelli, José Luiz Müller

Resumo


O presente artigo aborda a atuação da equipe pedagógica no controle da indisciplina no contexto escolar. Utilizou-se a pesquisa qualitativa através de Estudo de Caso em uma sala de aula da escola da rede pública do Município de Sinop- Mato Grosso. O objetivo foi compreender quais ações a escola assume diante da identificação de atitudes de indisciplina de seus alunos. A base teórica que fundamenta foi Celso Vasconcellos e Michel Foucault. Conclui-se que a equipe pedagógica da escola busca alternativas para buscar o controle disciplinar de seus alunos.

Palavras-chave: equipe pedagógica; ações; controle disciplinar; escola.


Referências


ANDRÉ, Marli E. D. A.; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

BELSKY, Janet. Desenvolvimento socioemocional. In: OLIVEIRA, Leonardo P.; BROTHEHOOD, Rachel de M. (Orgs). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.

MÜLLER, José Luiz, Disciplina/ Indisciplina no cotidiano escolar. Ijuí: Ed. Unijui, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 2010.

PROFESSORA. Professora: depoimento. [21. Jun. 2014]. Entrevistadora: Érika Carolina Matias Lucatelli. Sinop, MT. Áudio 2,0 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre As implicações da atuação da equipe pedagógica no controle da indisciplina escolar.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR