Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança

Any Gabrieli Mazzotty Filomeno, José Luiz Müller

Resumo


O artigo aborda as consequências no desempenho escolar vivenciadas pelos alunos do Ensino Fundamental que convivem com pais dependentes químicos. Baseado nos pensamentos de Vygotsky em que o ambiente influencia o desenvolvimento da criança, e através de um estudo de caso, mencionamos a criança como vítima indireta do uso abusivo de drogas. Conclui-se que a mesma tem suas relações familiares e escolares afetadas e torna-se vulnerável aos efeitos como agressividade, negligência e principalmente um acesso facilitado às drogas, pois convive em um ambiente de risco.

Palavras-chave: ensino fundamental; dependência química; criança; estudo de caso; Vygotsky.


Referências


ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

C2, C2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

CARVALHO, Protássio de. Do êxtase à Loucura: as drogas. 2. ed. Curitiba: O Formigueiro, 1982.

D1, D1: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. 829 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

D2, D2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas: conhecimento, prevenção, tratamento. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz, 1987.

M2, M2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

P1, P1 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

P3, P3 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

P5, P5 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR