A participação da família no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes do ensino fundamental: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza

Vania Cristina Marques da Costa, Jussara Cristina Mayer Ceron

Resumo


Esta pesquisa aborda algumas reflexões sobre interação escola x família, com estudo de caso, em uma escola municipal de Sinop estado de Mato Grosso, utilizarei ao longo da pesquisa os autores: Jane Margareth Castro, Marilza Regattieri e Paulo Freire, com o intuito de perceber quais os métodos utilizados pela escola para fazer essa interação, como essa interação é utilizada. Acreditando que a escola como um espaço da comunidade, um desafio possível.

Palavras-chave: interação; escola; família; estudo de caso; Paulo Freire.


Referências


BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. 2. ed. Brasília: MEC, 2001.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; Modos de Educação, gênero e relações escola- família, 2004.

COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A Escola Tem Futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

CATRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Orgs.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO; MEC, 2009.

CHALITA, Gabriel Benedito Issac. Educação: a solução esta no afeto. São Paulo: Gente 2001.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

FREIRE, Paulo, Política e educação: ensaios: São Paulo: Cortez, 2001

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1996

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2007.

SZYMANSKI, Heloísa. A relação família/escola Desafios e perspectivas. Brasília: Líber, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR