A importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica

Gracielle Pinheiro da Silva Andrade, Marion Machado Cunha

Resumo


Este artigo aborda a importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica. Impulsionou este trabalho o intuito de analisar como ocorrem as relações entre equoterapia e as evoluções pedagógicas do aluno. Foi uma pesquisa qualitativa de observação participante. A definição de equoterapia fundamenta-se em um método terapêutico e educacional, utilizando-se o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. A equoterapia representa um alcance, muitas vezes, alternativo e positivo para o desenvolvimento biopsicossocial do individuo, principalmente, com necessidades educativas especiais.

Palavras-chave: Equoterapia; ensino-aprendizagem; necessidades educativas especiais.


Referências


ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA ANDE – BRASIL. O cavalo e a equitação: conhecimento fundamentais, 1992.

FONSECA, V. I Congresso Ibero- Americano de Equoterapia, III Congresso Brasileiro de Equoterapia. Cavalo: facilitador da Reabilitação Humana. Coletânea de trabalhos. Salvador/BA 25 a 27 de Novembro de 2004.

NEVES et al. Coletânea de trabalhos: I Congresso Ibero- Americano de Equoterapia, III Congresso Brasileiro de Equoterapia. Cavalo: facilitador da Reabilitação Humana. Salvador/BA. 25 a 27 de Novembro de 2004.

UZUN, L. L. A. Equoterapia: Aplicação em distúrbio do equilíbrio. São Paulo: Vetor, 2005.

MEDEIROS, M.; DIAS, E. Equoterapia: Bases e Fundamentos. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

______; ______. Equoterapia: Noções Elementares e Aspectos

neurocientíficos. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

______. A criança com disfunção neuromotora: A equoterapia e o bobath na prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

KAMI, Constance; DEURIES, Rheta. Piaget para educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

LERMONTOV, T. A visão da fonoaudiologia na equoterapia. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2006.

SMITH,C.; STRICK,L. Dificuldades de Aprendizagem de Aa Z. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

VYGORAKY, L.S. A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR