Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos

Joseane Santos da Silva Costa, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


O artigo foi desenvolvido em uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos e visa demonstrar quais são as concepções de ensino-aprendizagem a professora e os educandos possuem acerca do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem utilizada no estudo foi à qualitativa de caráter observacional e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. As concepções da professora e alunos foram analisadas a luz dos teóricos Libâneo e Paulo Freire. Concluiu-se que a professora se enquadra em uma concepção sociocultural e os alunos na tradicional.

Palavras-chave: educação; sala de aula; professor e aluno; qualitativa; Paulo Freire.


Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

FREIRE, P. Ação cultural pra a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

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PAIVA, V. P. Educação Popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola. 1973.

PROFESSORA: Professora: depoimento [Nov. 2013]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, 2014. 1,56 GB. Entrevista concebida para o trabalho de Conclusão de curso intitulado Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da educação de jovens e adultos.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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