Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT

Larissy Cristina Hoffman da Silva, Jussara Cristina Mayer Ceron

Resumo


A sociedade está em constate transformações nos espaço sociais, e os avanços tecnológicos destacam-se nas mudanças que influenciam as metodologias de ensino. Pensando nisso, o desígnio da pesquisa foi identificar, dentro da proposta da Educação Inclusiva, de que forma as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas como instrumento de potencialização da aprendizagem em salas de recursos multifuncionais. A pesquisa foi realizada em duas escolas através da investigação qualitativa, por meio de entrevista e questionários a fim de conhecer as práticas pedagógicas dos professores no atendimento educacional especializado e realidade nas classes comum.

Palavras-chave: educação inclusiva; professor; pesquisa qualitativa.


Referências


CARVALHO, Ana Amélia Amorin. Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Cadernos SACAUSEF –. n 1, Ministério da Educação, 2005.

FLORES, Angelita Marçal. A Informática na Educação: uma perspectiva Pedagógica. Universidade do Sul de Santa Catarina, 1999.

FREITAS, Sílvia Maria Dias Carneiro. As TIC e os alunos com NEE: a percepção dos professores de educação especial de Viseu. Viseu, 2012. Universidade Católica Portuguesa – dissertação apresentada para mestrado em ciências da educação especialização em educação especial.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2009.

MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?. IMasters, 2008. Disponível em: < http://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita- gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e/>. Acesso em: 25 ago. 2013.

MONROE, Camila. Conheça as salas de recurso que funcionam de verdade para a inclusão. Revista Nova Escola, ed 231. São Paulo, 2010. Disponível em . Acesso em: 11 mar. 2014.

PSR1. PSR1: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

PSR3. PSR3: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

PSR4. PSR4: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

PSR5. PSR5: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

SILVA, Albina Pereira de Pinho. O Uso Educativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma pedagogia democrática na escola. Porto Alegre: UFRGS, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR