As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental

Mauricia Ramos da Silva Eckert, Adil Antonio Alves de Oliveira

Resumo


O artigo tem como objetivo compreender a relação afetivo-cognitiva entre professor e aluno no processo ensino/aprendizagem. A abordagem foi qualitativa, do tipo observação participante com entrevista semiestruturada, realizada na escola Maria Aparecida Amaro de Souza, em Sinop. Analisou-se como esse contexto da realidade escolar produz relações e mudanças na socialização entre o sujeito e o professor no meio pedagógico em que está inserido, com base nos fundamentos teóricos Freud, Wallon e Piaget. Foi constatado na pesquisa que a afetividade entre aluno/professor, aluno/aluno e de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na formação cognitiva.

Palavras-chave: educação; afetividade; cognição; contexto pedagógico; ensino-aprendizagem.


Referências


ALENCAR, Eliane de Souza. Henri Wallon. Psicologia e educação: as relações interpessoais e o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. São Paulo: 2003.

HIGA, Marília Matsuko; SHIRAHIGE, Elena Etsuko. Contribuição da psicologia para a educação: afetividade e desenvolvimento Humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Contribuições da psicologia para a educação: Escola e Educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança: o desenvolvimento da noção de objeto. São Paulo. Ática, 2003.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Socais: a pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR